Home » Apartamento » Limpeza de Primavera: Como arrumar a casa

BLOG

arrumar a casa mulher primavera

Publicado em: 7 de novembro de 2018

Categoria: Apartamento

Limpeza de Primavera: Como arrumar a casa


Você conhece uma técnica para arrumar a casa conhecida como Limpeza de Primavera?

A Limpeza de primavera teve origem em meados de 1850, tornando-se uma tradição nos países mais frios, pois as casas passavam todo o inverno fechadas, para evitar que o frio invadisse e, com isso, acontecia um acúmulo de poeira, desordem, entre outras coisas.

Quando a primavera chega, a temperatura começa a ficar mais amena, permitindo que as janelas e portas sejam abertas, para que o ar circule novamente livre, sem ficar preso. Vamos ver adiante como essa técnica pode contribuir para conseguirmos arrumar a casa.

Limpeza de Primavera

Deixando um pouco de lado as tradições e falando dos tempos atuais, o termo Limpeza de Primavera tem um significado mais próximo das limpezas mais profundas de um determinado local ou da casa inteira, principalmente os cômodos comuns, como quartos e sala.

O que é e como é importante para arrumar a casa 

Assim como é de suma importância nos mantermos asseados, limpos, com banhos regulares entre outros cuidados pessoais, nossa casa também precisa de cuidados periódicos. Existe um ditado que se encaixa muito bem com o nosso tema: “A Limpeza nos aproxima da piedade”. Uma casa limpa, auxilia em mantermos uma vida mais saudável e muito mais higiênica.

A limpeza não é apenas para manter uma estética aceitável, principalmente para as visitas, mas é uma questão de saúde, pois em uma casa com muita poeira, os residentes estão propensos a alergias e outras doenças respiratórias que podem se agravar com o passar do tempo. Um ambiente desarrumado pode deixar sua mente fora de ordem também, que pode resultar em irritabilidade e muito mau humor. Arrumar a casa, deixá-la bem arejada, iluminada e, acima de tudo, organizada permite a entrada de boas energias, mantendo o ambiente em plena harmonia.

Calendário da organização: limpeza em 7 dias

Se tudo na nossa vida precisa de arrumação, porque nossa casa seria diferente? Porém, nem sempre é fácil organizar as tarefas que devem ser realizadas, principalmente na limpeza de primavera. Uma boa dica é ter um calendário de organização para que tudo possa chegar em seus devidos lugares. Um calendário de organização de 7 dias pode ser a solução para que sua casa fique arrumadinha. Confira como funciona esse calendário:

Dia 1 – Começando pelo quarto: O primeiro passo é se livrar do que você não usa mais no seu quarto, porque está ocupando espaço que poderia ser utilizado para guardar outras coisas. Após essa separação, arrume os espaços, dobre as roupas, passe aquelas que são necessárias e arrume o que está em cima dos móveis, caso os tenha. Não esqueça que, após a colocação das coisas em seus lugares, será necessário limpar todos os espaços.

Dia 2 – Organizando a sala: Comece recolhendo todos os itens que não pertencem àquele espaço, como roupas, bolsas, papéis, entre outros. Separe os itens que podem ser entregues para reciclagem e as correspondências para o espaço devido. Os DVDs e CDs podem ser colocados em caixas ou organizadores. Caso você não tenha espaço para armazenar objetos assim, que normalmente fazem parte de uma coleção, você pode recorrer a um self storage. Feito isso, limpe os espaços, o sofá, móveis e janelas.

Dia 3 – Hora de organizar o banheiro: Nada de embalagens vazias guardadas, jogue tudo fora. Aproveite e olhe as datas de validade de pastas de dente, cremes entre outros e, tudo que estiver fora da validade, o destino é saco de lixo. Para facilitar a armazenagem de toalhas, faça rolinhos e coloque-os na gaveta, assim você ganha um pouco mais de espaço. Não esqueça de limpar os espaços do armário e colocar um cheirinho bem agradável.

Dia 4 – Chegou o momento da cozinha: A cozinha é um local que tendemos a acumular muita coisa que não tem necessidade, então comece pelas panelas e potes, e tudo que não estiver bom deve ser jogado fora. As prateleiras devem ser limpas e organizadas. Opte por organizar panelas por tamanho e utilidade, como frigideiras, panelas maiores e panelas menores, faça o mesmo com os potes e travessas. Os copos e os utensílios domésticos também devem ser organizados.

Quer receber mais conteúdos como este?

loading...

Dia 5 – Ainda na cozinha, porém na geladeira: É muito importante que a geladeira esteja sempre limpa, por isso verifique todos os alimentos que estão dentro dela, onde os alimentos que tem o leite como base tendem a perecer mais rápido, assim como legumes e verduras. Não utilize produtos abrasivos para limpeza interna e, para retirar o odor, coloque um pedacinho de carvão dentro da geladeira.

Dia 6 – Reciclagem é a palavra-chave desse dia: Aqui, todos os itens recolhidos dos cômodos anteriores que podem ser utilizados para reciclagem devem ser doados. Separe os livros, roupas, vasilhas entre outros que possa servir ao próximo e faça sua parte, doe!

Dia 7 – Aprendendo novos hábitos: Para que a organização seja funcional, evite alimentar-se na sala e não deixe pratos e copos espalhados pela casa, além das roupas fora do seu espaço devido.

Quer receber mais conteúdos como este?

loading...

Desapegando de objetos sem uso

Não existe uma casa em que não tenha um espaço para colocar itens que não tem uso há muito tempo. Pode ser uma caixa, uma gaveta ou um cômodo inteiro, dependendo da quantidade de coisas. Mas por que não conseguimos desapegar, se não estamos utilizando? É simples, porque não nos atentamos ao espaço que eles estão ocupando.

Comece pelas roupas, se não as usa há mais de 6 meses ou 1 ano (se forem roupas de temporada, por exemplo), provavelmente não vai utilizar mais, logo elas precisam ser removidas, para dar espaço a outras. Sabe aquelas sacolinhas de papelão fofas? Você precisa se livrar delas, ocupam muito espaço e poeira e raramente são utilizadas. Os cosméticos que estão vencidos devem ser jogados fora imediatamente. E as meias que não possuem pares, o que fazer? A solução é descartar todas.

Dicas de Marie Kondo: faxina mágica

Marie Kondo escreveu um livro: “A Mágica da Arrumação” para ensinar as melhores práticas para arrumar a casa e mantê-la organizada. Este livro foi um grande sucesso e ganhou diversas traduções, inclusive em Português. Ela ensina que os objetos que não possuem uso devem ser descartados. Dessa forma, você vai conseguir ver o espaço que eles ocupavam e quais objetos deveriam estar ali.

Onde guardar móveis e objetos que não quer se desfazer

Uma das melhores opções para guardar itens que você não deseja se desfazer, mas a sua casa não comporta mais, são o Self Storage, que estão se mostrando como a opção perfeita para guardar objetos com segurança e ainda consegue economizar. Assim, arrumar a casa vai ficar ainda mais fácil!

O Self Storage são espaços que são alugados para guardar objetos, a ideia é que ele seja como uma guarda roupas grande, onde você vai colocar aqueles itens que você não usa com frequência, como móveis, eletrodomésticos, livros e peças de decoração, tudo o que você precisa manter guardado mas não possui espaço.

Depois de arrumar a sua casa, para continuar mantendo tudo organizado, descubra onde guardar aqueles objetos que estão sobrando e só acumulando espaço.


< voltar
Busca Clientes
x

Your AWESOME Popup Title

Cadastre-se e ganhe o primeiro mês de

aluguel de um box por metade do preço.

[text* your-name class:form-promo_input placeholder "Nome*"]
[email* your-email class:form-promo_input placeholder "Email*"]
[text* telefone class:form-promo_input placeholder "Telefone*"]
[submit class:form-promo_btn "Enviar >>"]