O modo como organizamos o espaço expressa muito sobre o comportamento humano.
A utilização do ambiente físico traz uma simbologia que nos permite uma análise pragmática. Veja: você certamente já ouviu falar que se as coisas não vão bem, o mundo material – nos limites que você habita – será visivelmente caótico. Tudo ao redor vira bagunça.
Por mais que isso possa soar distante, tem total relação com o seu negócio e seus projetos, com os produtos ou pertences pessoais que você armazena. Saber como organizar o box vai muito além de uma diquinha para tornar a vida mais prática.
A organização tem poder para transformar perspectivas e serve de insumo, na prática cotidiana, para alcançar os seus mais sonhados objetivos.
Organização na teoria: a proxêmica na organização do espaço
Alguns estudos basilares de arquitetura se apoiam em um campo denominado proxêmica. Esse conceito, cunhado por Edward T. Hall, trata da análise do microespaço e sobre como os humanos se organizam.
Edward percebeu que a organização humana em torno do ambiente que habita tem relação direta com elementos como a cultura e a comunicação. A organização do espaço e o comportamento humano, através da proxêmica, se tornaram objetos de estudo em diversas ciências, inclusive no campo da antropologia.
A análise proxêmica passou também a ser utilizada em campos da arquitetura e mobiliário dos espaços construídos.
Essas reflexões, agregadas a outros avanços, pesquisas e perspectivas colaboraram para que hoje pudéssemos evoluir a modelos de utilização do espaço ultramodernos e adaptáveis, como é, por exemplo, o box do self storage.
Organização na prática: Como aproveitar o espaço no seu box
Agora que você já entendeu a importância teórica da organização do espaço, vamos às dicas práticas.
Quais aspectos devem ser considerados para estabelecer uma boa organização em um box?
Quais atitudes simples posso adotar para manter o ambiente funcional, evitando que ele se transforme em um depósito de itens difíceis de serem achados?
Confira.
Triagem
Inicie fazendo uma seleção do que você de fato deseja e precisa armazenar. Um dos grandes obstáculos da organização é o acúmulo de pertences que literalmente só ocupam espaço, pois você até esquece que eles existem.
Observe: em qualquer cenário, seja de itens pessoais ou empresariais, o excesso é contraproducente. Ele ocasiona uma perda de tempo ao não encontrar facilmente algo que realmente se tem necessidade.
Portanto, fazer uma revisão do que você anda guardando é essencial para manter o seu arquivo de objetos em um nível minimamente funcional e utilitário.
Assim, o ideal é realizar uma simples triagem do que será armazenado. Essa é a dica de organização de box mais valiosa entre todas as possíveis. Separe os pertences da seguinte maneira:
Objetos que você deseja ou precisa guardar
Objetos que podem ser doados
Objetos que não tem mais condição de uso e irão para o lixo
Esse exercício vai te ensinar a desapegar de alguns pertences que há bastante tempo só ocupam espaço, abrindo lugar no seu box para comportar novos itens que certamente irão surgir.
Feito isso, o prazer de encontrar com praticidade as coisas que precisa ninguém te tira!
Mobilidade
Os objetos armazenados não devem tomar conta de todo o espaço livre do seu box de modo a dificultar a movimentação.
Para isso, vale a pena empilhar caixas firmes e juntar conteúdos que se encaixam, com segurança.
Lembre-se de evitar que a posição dos pertences se torne perigosa. Verifique, por exemplo, se há instabilidade na fixação dos objetos ao solo ou a algum outro. Isso pode ocasionar quedas, deslizamentos e danificar seus materiais ou machucar alguém.
Além disso, a desorganização dos objetos torna o ambiente confuso, dificultando a limpeza. Então, avaliar como eles estão dispostos no espaço serve também a esse aspecto.
Limpeza
A limpeza do ambiente faz parte da rotina de organização do seu box. Um espaço limpo é essencial para manter a ordem do local.
Mas, quanto a este ponto, alugar o box na Estoque Tudo te dispensa dessa tarefa, pois a limpeza no local faz parte das vantagens oferecidas no modelo de armazenamento de self storage.
Se puder, cuide do estado de conservação dos objetos. É recomendado que, periodicamente, você verifique a situação dos seus pertences nos interiores das caixas e compartimentos. Essa limpeza individual de cada item é também importante para formar um ambiente limpo e seguro, no geral.