Vai se mudar? Precisa de dicas para mudança?
Mudar de casa ou de apartamento costuma renovar os ânimos e encher os novos moradores de expectativas, correto? A ansiedade pela chegada ao novo lar é um sentimento comum quando uma família passa pelo processo de mudança.
No entanto, se o deslocamento dos bens, especialmente os móveis, não for bem planejado, a empolgação com o novo espaço pode virar uma tremenda dor de cabeça. Os móveis, por serem mais suscetíveis a arranhões e quebras, geralmente são os itens mais atingidos nas mudanças, podendo mesmo perder algumas partes desmontadas ao longo do trajeto.
É por isso que este artigo foi produzido: dar algumas dicas para mudança para facilitar todo o processo para você! Confira!
Dicas para mudança
Confira as nossas dicas para mudança e torne todo o processo mais tranquilo e seguro.
Verifique o horário da mudança
Na maioria dos prédios, existe um horário definido para a realização de mudanças. A melhor maneira de evitar problemas com os demais condôminos é conversar com o síndico e estabelecer o dia e o horário para o transporte.
Estabelecendo esse contato, fica mais fácil, por exemplo, reservar o elevador de serviços para te auxiliar no dia da mudança se o seu novo prédio tiver um.
Escolha uma transportadora de confiança
Se você optou pelos serviços de uma transportadora para fazer sua mudança, a primeira verificação a ser feita é em relação à confiabilidade da empresa. Faça pesquisas em sites como Reclame Aqui ou consulte o Procon sobre possíveis reclamações contra a companhia.
Outra sugestão é checar se a transportadora tem caminhões e guarda-móveis próprios, identificados com adesivo. Funcionários uniformizados também permitem o reconhecimento das pessoas que entram e saem da casa com objetos e até mesmo que os próprios carregadores assegurem-se de quem são seus colegas.
Não esqueça que, durante a mudança, boa parte dos seus pertences serão carregados e mexidos por terceiros. Para evitar maiores prejuízos, é fundamental procurar uma empresa séria, confiável e com experiência no mercado. Busque fazer orçamentos diversos e opte por aquela transportadora que transmita mais confiança e que caiba melhor no seu bolso. Especialistas aconselham que a mudança seja orçada em pelo menos três empresas e dão a dica: desconfie de preços muito abaixo da média.
O orçamento, geralmente, é feito após uma visita de vistoria, onde o profissional avalia a quantidade de espaço que será ocupado pelos itens e prevê algumas necessidades como içamento, no caso de algum objeto não passar pelas escadas do prédio, ou adicional noturno. Este é o momento para você esclarecer todas as suas dúvidas e analisar cada item do contrato
Acompanhe a embalagem dos objetos
A embalagem cuidadosa de todos os itens é uma etapa imprescindível para garantir a proteção de seus pertences e evitar inconvenientes. No caso de você ter optado por uma transportadora, é provável que os funcionários se responsabilizem por esse processo, por isso, procure acompanhar este momento.
Cada item a ser transportado é feito de um material específico, podendo ser mais resistente ou mais frágil, assim como algumas peças são pequenas e outras maiores. Por causa dessa diversidade, há um tipo de material de embalagem adequado a ser utilizado para cada tipo de móvel ou objeto.
Hoje em dia, os materiais de embalagem são dos mais variados para realizar a mudança de forma segura e podem ser, entre outros, o plástico bolha, papel ondulado, isopor, caixas de papelão e o papel kraft.
Louças e objetos mais frágeis devem ser embalados individualmente com plástico bolha antes de irem para as caixas. Para indicar que o transporte deve ser feito com mais cuidado, identifique a caixa como frágil.
Outros itens como eletrodomésticos, mesas e cadeiras também podem ser embalados em plástico bolha para evitar qualquer dano. No caso dos objetos de valor, como documentos e outros pertences pessoais, é mais seguro que você mesmo faça o transporte.
No que diz respeito aos móveis, é recomendável o uso de mantas e materiais acolchoados para proteger os pertences ao longo do trajeto, assim como o uso de cintas, para evitar o deslocamento durante o transporte.
Faça a desmontagem correta dos móveis
Desmontar os móveis e os objetos maiores oferece uma maior proteção, principalmente, para aqueles que possuem peças de vidro e portas frágeis. Para evitar riscos, certifique-se de que as peças serão embaladas separadamente e tome cuidado na hora de guardar parafusos e peças pequenas em sacos plásticos (não deixe de identificá-los). Isso é importante para não perdê-los ou confundi-los na hora da montagem. Se não conseguir desmontar, tente tirar as gavetas e prateleiras.
Agora que você já aprendeu todas as dicas de mudança para assegurar que seus móveis e objetos pessoais estarão seguros, é hora de se despedir de seu antigo lar. Quando o caminhão estiver cheio e pronto para seguir rumo à sua nova vida, faça uma busca em todos os cômodos da casa que você vai deixar.
Lembre-se de olhar bem a garagem, os quartos, os banheiros, a cozinha, o jardim e os armários, pois, além de deixar a casa limpa para quem vier a seguir, você ainda garante que não deixou nada para trás. Boas mudanças!
Agora que você já conferiu as dicas para mudança para evitar dores de cabeça, que tal utilizar a Calculadora de Espaço da Estoque Tudo para saber o espaço de box ideal para guardar os seus móveis?