Home » Estoque Tudo » Estoque Terceirizado é para todo tipo de negócio?

BLOG

card-estoque-terceirizado

Publicado em: 10 de janeiro de 2019

Categoria: Estoque Tudo

Estoque Terceirizado é para todo tipo de negócio?


Você já ouviu falar em estoque terceirizadoNão existe uma fórmula pronta para administrar um negócio e isso faz com que o empreendedor busque metodologias capazes de aumentar a lucratividade da empresa. Um desses fatores, que pode ser mais complicado do que se imagina, é o estoque de produtos.

Se o gerenciamento de estoque não for realizado corretamente, gastos desnecessários podem ser gerados ou mesmo a perda de mercadoria. Você não quer que isso aconteça na sua empresa, correto? Para manter o estoque em alta e, ao mesmo tempo, a disponibilidade dos produtos, muitos empreendedores virtuais têm optado pelo estoque terceirizado. Mas o que é isso?

Quer saber mais? Continue conosco e confira!

O Estoque Terceirizado

O estoque terceirizado consiste na contratação de um distribuidor de mercadorias. Isso significa que ele ficará responsável por fazer todos os pedidos de uma loja e pelo controle do estoque, separando os produtos e, dependendo do tipo de terceirização, realizando o despacho por cliente.

Há duas formas de terceirizar o seu estoque e cada uma apresenta um modelo diferente:

  1. Utilizar o estoque do seu fornecedor sem precisar incorporar todo o custo de armazenagem para você;
  2. Usar o serviço de um operador logístico, que fará a armazenagem e expedição da mercadoria que, neste método de terceirização, é sua.

Cross-Docking

O método do Cross-Docking pressupõe, além da circulação rápida de mercadorias, mais agilidade e redução no espaço necessário para armazenagem de estoque. Trata-se de um sistema de distribuição onde a mercadoria que foi comprada pelo consumidor é despachada para um centro de distribuição ou um armazém. Lá, o produto é expedido para o cliente de forma imediata, acontecendo uma redistribuição rápida.

Esta é uma técnica muito utilizada pelas lojas virtuais, que dispensam uma infraestrutura física maior e mais complexa. Muitas lojas físicas também têm aderido a essa tendência. O uso de um estoque terceirizado no modelo cross-docking traz ótimas vantagens para o dono de uma loja virtual, entre elas o fato de se evitar a necessidade de se investir em um estoque físico e uma menor retenção de estoque.

Dropshipping

O segundo modelo de estoque terceirizado é o dropshipping, que consiste no processo de receber as ordens de um serviço online e a partir daí, encaminhá-las para o fornecedor – que, por sua vez, envia para o cliente em nome da empresa.

O empreendedor só precisa anunciar as mercadorias aos clientes pela internet. Depois do pedido feito, o fornecedor é notificado e despachará o produto. A vantagem desse modelo é que não há nenhuma taxa definida, apenas os ganhos são repassados através de uma comissão preestabelecida, sem nenhum vínculo jurídico.

Quer receber mais conteúdos como este?

loading...

Quando optar pelo estoque terceirizado

Tudo depende do seu modelo de negócio e do tipo de produto que você comercializa. Se você trabalha com mercadorias de marcas grandes que irão precisar passar pelo estoque do fornecedor antes de chegar até a sua empresa, a melhor solução pode ser o estoque terceirizadoTrata-se de uma questão de logística, para que os produtos não precisem ser entregues para o revendedor e só em seguida chegar até o consumidor final.

No caso de produtos como mercadorias feitas à mão, artesanatos ou qualquer outro tipo de venda que pode ser alterada para atender às demandas do cliente, o estoque terceirizado pode não ser uma boa alternativa. Isso acontece porque quem busca por esse tipo de compra, geralmente, procura por um serviço diferenciado, de maior proximidade com o vendedor. De acordo com a loja em que o negócio foi feito, a experiência de compra e entrega devem ser personalizadas – coisa que o estoque terceirizado não permite.

Se você optar por terceirizar o estoque, é imprescindível verificar se o tipo de tratamento do produto condiz com o tipo de serviço que você deseja para a entrega de suas mercadorias. A empresa responsável precisa ser totalmente confiável, pois ela ficará à frente de etapas como prazos, embalagens, cuidados, devolução e transporte.

Vantagens do Self Storage como alternativa

O self storage é a alternativa mais econômica e inteligente para lojistas e empresários que desejam organizar o estoque de maneira simples, evitando dores de cabeça e sem precisar investir em mais equipamentos e mão de obra. Além disso, o acesso pode ser feito 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Apenas pessoas devidamente autorizadas podem ter acesso, garantindo o controle de quem esteve com suas mercadorias.

Além disso, o self storage é uma boa alternativa por ser um lugar seguro, limpo e vigiado constantemente para garantir que todos os seus produtos estarão seguros e protegidos.

Alugar um box em um self storage, do tamanho das necessidades de seu estoque, permite que você pague um valor bem abaixo de um aluguel de uma sala, por exemplo. Além disso, outras despesas que devem ser consideradas, como água ou luz, não incidem em contratos desse segmento. Para facilitar ainda mais, o processo de contratação de um box é feito sem burocracias, sem fiador e de maneira a facilitar a locação.

Quer receber mais conteúdos como este?

loading...

Nesse contexto, o estoque terceirizado permite um nível elevado de economia em custos e investimentos para um lojista virtual, além de possibilitar uma gestão mais eficiente da empresa, maior mobilidade de trabalho e eliminar riscos como a compra antecipada de produtos que podem ficar estagnados em um estoque próprio.

Você viu que o estoque terceirizado pode ser uma boa solução, assim como o Self Storage. Conheça os tamanhos de boxes disponíveis e veja qual se adapta ao seu tipo de negócio.


< voltar
Busca Clientes
x

Your AWESOME Popup Title

Cadastre-se e ganhe o primeiro mês de

aluguel de um box por metade do preço.

[text* your-name class:form-promo_input placeholder "Nome*"]
[email* your-email class:form-promo_input placeholder "Email*"]
[text* telefone class:form-promo_input placeholder "Telefone*"]
[submit class:form-promo_btn "Enviar >>"]