Saber como gerenciar o estoque é uma estratégia necessária para a maioria das empresas, já que é fundamental atender cada vez melhor às demandas dos clientes.
No entanto, se a organização de estoque não estiver como deveria, a companhia poderá sofrer muitos prejuízos – depósito lotado pode ser sinônimo de dinheiro perdido. Por isso, é fundamental que cada produto esteja devidamente catalogado e localizado em lugares já definidos.
Como está a gestão da sua empresa? Se você quiser aprender definitivamente como fazer uma boa organização de estoque, este conteúdo é para você. Continue conosco e confira!
Tipos de estoque
Dependendo do tipo de empresa, o estoque pode ser organizado de diferentes maneiras, porém, comumente, são divididos em três tipos diferentes.
Matéria prima
A matéria prima é o que garante que sua empresa tenha os materiais necessários em quantidade suficiente para produzir os itens que serão comercializados para o seu consumidor final
Produtos não acabados
Neste tipo de organização de estoque, são armazenados os produtos que ainda não foram acabados e precisam ficar guardados para serem utilizados no momento certo, na finalização do seu produto.
Produtos acabados
Nesta modalidade, são armazenados os produtos acabados e prontos para serem vendidos para seus clientes.
Dicas de organização de estoque
Confira as nossas dicas de organização de estoque!
Mantenha a disciplina e a organização
Há uma grande variedade de produtos nas empresas que requerem condições métodos de estocagem específicos.
Uma das formas de sistematizar o controle de estoque é a PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai), uma estratégia utilizada para controlar o estoque a partir de uma ordem cronológica, em que os produtos que estão a mais tempo armazenados têm prioridade para sair.
Também existe a UEPS (Última a Entrar e a Primeira a Sair), que se baseia no preço do último lote armazenado. Outra estratégia bastante comum é a Média Ponderada, que faz o controle do estoque a partir do valor médio das mercadorias estocadas
Esteja à frente da demanda
Procure fazer sempre uma previsão de quais serão suas demandas, considerando épocas do ano nas quais os produtos são mais ou menos procurados e outros fatores que influenciam as vendas.
Dessa maneira, você conseguirá manter o estoque em dia, sem a perda ou a falta de algum produto.
Tenha um modelo de reposição
A reposição do estoque pode funcionar com dois modelos: reposição contínua, onde você compra produtos com mais frequência, mas mantém estocada uma quantidade de mercadorias menor; e a reposição periódica, que consolida pedidos que são recebidos em uma data específica.
Use a tecnologia
Hoje em dia, existem ferramentas tecnológicas diversas que auxiliam em sua gestão, de softwares de gerenciamento empresarial a programas que ajudam a organizar o estoque.
Essas ferramentas trazem mais praticidade, segurança e eficiência nos controles, ajudando mais do que simples anotações.
Os 5 Ps da gestão de estoque
Veja abaixo 5 dicas de organização de estoque de acordo com a regra dos 5 Ps da gestão de estoque.
Pessoas
Trabalhe ao lado das pessoas certas. Formar uma equipe com bons profissionais é fundamental, não apenas para a gestão de estoque, mas para a empresa como um todo.
Processos
Mapeie os principais processos que determinam os estoques e obtenha eficácia na sua execução. Por meio da medição de indicadores de desempenho e da adoção de programas de melhoria contínua os resultados poderão ser comprovados.
Procedimentos
Assim como o caixa de um banco, os processamentos das transações envolvendo estoques devem ser acompanhados de maneira que, sempre que forem feitas saídas ou entradas de dinheiro, isso seja imediatamente processado.
Prateleiras
Para ter uma boa noção sobre a organização física dos estoques, basta observar as prateleiras, pallets e as instalações em geral da área de armazenamento. Empresas com os maiores problemas nos estoques costumam ter a organização física bagunçada.
Softwares de gestão de estoque: vantagens e desvantagens
Se por um lado os softwares ajudam a diminuir a chance de falhas humanas, por outro lado podem se mostrar complicados não manejo. As vantagens de utilizá-los são a rapidez e qualidade na execução de processos; a minimização de níveis de estoques e redução do capital de giro; redução do número de erros.
Já as desvantagens podem ser a dificuldade de mão de obra para manusear; a necessidade de investimento; a dificuldade em mensurar o custo-benefício.
Gostou do nosso artigo? Agora que você já sabe como se faz uma boa organização de estoque, saiba mais sobre como funciona um Self Storage.