Muitas empresas, independente do porte e tipo de negócio, esbarram na falta de espaço e possuem um dilema comum: como otimizar espaço dentro da empresa?
Essa é uma questão que tem grande influência no conforto dos trabalhadores e no bom andamento das atividades. Mesmo assim, o espaço só é levado em consideração quando já se configura em um problema.
Isso faz com que as medidas a serem tomadas sejam urgentes, sob a pena de prejudicar o bom andamento do trabalho ou até mesmo prejudicar a forma como a empresa é vista pelos clientes.
Um ambiente mais livre e com melhores estruturas favorece a produtividade. Por isso, neste post, vamos te dar dicas importante sobre como otimizar espaço na sua empresa. Confira!
Os benefícios de otimizar espaço na sua empresa
Os benefícios de ganhar espaço em sua empresa vão além da organização visual e do conforto dos funcionários e clientes. Saiba os principais benefícios que você vai ter ao ganhar espaço em sua empresa:
- Melhora a imagem da empresa perante ao cliente, favorecendo o fechamento de novos negócios;
- Aumenta a produtividade dos colaboradores, que se sentem mais motivados e inspirados em um ambiente organizado e otimizado
- Facilita a supervisão das atividades;
- Favorece a comunicação entre colaboradores e equipes;
- Está relacionada ao crescimento da empresa e ao aumento da lucratividade.
7 dicas para otimizar espaço em sua empresa
Agora que você já sabe a importância de se trabalhar em um lugar organizado, confira nossas dicas para conseguir ganhar espaço no ambiente institucional.
1. Organize a bagunça
O primeiro passo para otimizar espaço é organizar a bagunça. Comece pode documentos, pastas, jornais, revistas, dentre outros.
Jogue fora aquilo que não presta ou não tem mais utilidade, como equipamentos eletrônicos e móveis quebrados.
Você vai ver que organizando a bagunça e se livrando daquilo que não tem mais utilidade, já terá um ganho de espaço em sua empresa.
2. Aposte na digitalização de documentos
Muitos documentos ainda não podem ser substituídos por versão digital, mas muitos deles não precisam ser impressos. Além de fazer economia em papel, é menos coisa para armazenar e entulhar.
Então, só imprima e armazene o que for estritamente necessário.
3. Prefira móveis multifuncionais e ergonômicos
Móveis como armários embutidos, prateleiras até o alto, mesa com gaveteiro e organizadores podem otimizar espaço de qualquer repartição. Além de deixar os escritórios mais funcionais e com aparência moderna.
A decoração e a forma como os móveis são organizados em sua empresa, afetam de forma definitiva como os clientes enxergam seu negócio e na satisfação e bem-estar de seus colaboradores.
Por isso, vale a pena pesquisar e pedir um orçamento para sua empresa.
4. Elimine todas as barreiras desnecessárias
Se a sua empresa é composta por diversas salas pequenas, pense na possibilidade de eliminar algumas dessas paredes e fazer um espaço mais amplo e iluminado.
Além de ganhar espaço, você favorece a comunicação entre a sua equipe e acaba com a noção de hierarquia rígida, promovendo um ambiente de trabalho mais leve e harmonioso.
5. Trabalhe na percepção visual do espaço
É possível passar a impressão de que o espaço é mais amplo do que realmente é. Para isso, basta você focar nas cores da parede, iluminação e decoração.
Aposte em cores claras. Use tinta escura e forte somente para decorar um ou outra para contrapor aos tons claros predominantes.
Além disso, as cores claras fazem com que a luz natural do ambiente seja refletida, fazendo com que a sala fique mais ampla e iluminada. Caso não tenha luz natural, recorra à iluminação de lâmpadas fluorescentes, que favorecem a estética do ambiente.
Outro truque que favorece a percepção visual é colocar espelhos em locais estratégicos como em um corredor estreito, por exemplo, que vai fazer com que pareça que o espaço dobrou de tamanho.
6. Divida o espaço de acordo com tarefas realizadas
Quanto maior a quantidade de tarefas realizadas em um local, maior a quantidade de funcionários circulando, o que pode deixar o ambiente bastante confuso, barulhento e desconfortável.
Para evitar que isso ocorra, setorize os espaços e evite que muitas tarefas sejam realizadas no mesmo local.
Ouça seus funcionários e considere como eles se sentem em relação ao fluxo de trabalho realizado no ambiente. Isso irá ajudar na melhor organização do ambiente de acordo com as tarefas realizadas.
7. Recorra a um Self Storage
Seguir as outras dicas acima já é um importante passo para otimizar espaço na sua empresa. Mas, com o tempo a quantidade de documentos pode aumentar e exigir um novo espaço para armazená-los.
Uma ótima opção é o Self Storage, que é o aluguel de unidades autônomas para guardar e organizar qualquer tipo de bem, como móveis, documentos, estoques e coleções.
Os boxes podem ser alugados por pessoas físicas ou jurídicas, de acordo com a necessidade de cada um. É possível alugar espaços de tamanho pequeno, médio ou grande. Em geral, os contratos são mensais.
Alugar um Self Storage é uma maneira mais barata, prática e segura de armazenar documentos e objetos importantes para sua empresa!
O que achou das nossas dicas para otimizar espaço? Se você precisar de ajuda, solicite um orçamento e alugue um box na Estoque Tudo!