Neste artigo, você vai saber por que o futuro da empresa pode estar comprometido, caso não haja uma gestão eficiente no presente. Também vai aprender o que é a gestão de custos, por que adotá-la no seu negócio, quais são as técnicas e os principais erros cometidos no gerenciamento. Continue a leitura e saiba mais.
O que é Gestão de custos?
A gestão de custos é o processo de planejamento e controle dos orçamentos de uma empresa. Esse processo é uma das melhores maneiras de permitir que a empresa tenha uma previsão dos gastos eminentes através de uma contabilidade gerencial. Isto porque, ele ajuda a prever as despesas do negócio, de modo que se pode evitar ultrapassar o orçamento, sendo, portanto, parte integrante da gestão de negócios.
A gestão de custos envolve diferentes métodos de contabilidade, que têm como objetivo melhorar a eficiência dos custos de negócios, reduzindo-os, ou, pelo menos, adotando medidas para restringir o seu crescimento.
O custo pode ser gerenciado por:
- Estimativa de custo;
- Orçamentação de custos; e
- Controle de custo.
O sistema de gestão de custos ajuda na identificação, coleta e classificação de informações que podem ser usadas pelos gerentes no planejamento, controle e tomada de decisões, para manter os custos nos limites desejáveis.
Por que adotar a gestão de custos?
Antes de qualquer projeto ser realizado, é apropriado definir os objetivos para evitar qualquer tipo de custo excedido. Eles também ajudam a evitar ou subestimar os custos. Um projeto bem definido ajuda a facilitar o gerenciamento apropriado dos custos, tornando o projeto lucrativo para o empreendedor. Por meio do gestão de custos, os custos inesperados também podem ser tratados apropriadamente conforme e quando ocorrerem, conforme a previsão os reflita.
Fatores que afetam o gestão de custos:
- Crescimento na tecnologia da informação;
- Concorrência doméstica global e global;
- Crescimento dos setores de serviços e manufatura;
- Técnicas de gestão de custos.
Dessa forma, fica evidente que gerenciar um negócio contém custos de extrema importância. Abaixo são mencionadas algumas das técnicas através das quais o custo total do negócio pode ser controlado e mantido dentro dos limites requeridos.
Técnicas de gestão de custos
- Gerenciamento de tempo: O gestor de um negócio definitivamente sabe o valor do seu tempo dedicado para ele. No entanto, é importante transmitir a relevância em toda a hierarquia de negócios para visualizar os resultados desejados. É essencial fazer com que os funcionários entendam o valor do tempo e como ser eficiente para fazer ser mais produtivo no trabalho no mesmo período de tempo. Esse é um dos métodos que ajudará a aumentar a produtividade sem aumentar o custo do trabalho.
- Gestão de inventário: Um dos principais custos, bem como formas de gerar receitas é através de inventários. Em primeiro lugar, é preciso definir os requisitos de estoque, a verificação de quantidade que precisa ser armazenada, os custos de fornecedores etc., pois tudo isso ajuda a conhecer os requisitos do negócio e ajuda a evitar estocar uma quantidade de produtos em excesso e distribuir o capital em outro lugar.
- Gestão de estoque: o gerenciamento de estoques tem tudo a ver com ter o estoque na quantidade certa, no lugar certo, no momento certo e com o custo certo. Mas como saberei qual a quantidade certa para o meu estoque? Isso é o que você vai saber a seguir.
Quais são os principais erros na gestão de custos
- Não calcular o custo dos produtos: O valor do produto tem influência pelo custo de produção, que deve ser embutido no momento do cálculo do preço final. Logo, quando uma empresa não possui total conhecimento desses valores, acaba-se com perda para a empresa, visto que as vendas não gerarão lucro.
- Falta de controle de estoque: O estoque muitas vezes é ignorado pelas empresas, visto que não está dentro da rotina geral de trabalho. Porém, o estoque pode representar uma parcela maior do valor investido no negócio em questão, logo ele precisa ser contabilizado no balanço final das contas.
Como faço para calcular a “quantidade certa” de estoque?
Manter a quantidade certa de estoque é crucial. Se você pedir muito pouco, seus clientes começarão a procurar em outro lugar. Se você pedir muito, há uma chance de ficar preso com muitas ações extras que você será forçado a vender a preços de liquidação, ou arriscar que elas se tornem obsoletas.
Para evitar que situações em que seu estoque não esteja sendo utilizado da forma correta, considere um sistema de gerenciamento de inventário que rastreia o movimento de estoque em todos os seus canais de vendas em tempo real. Muitas pequenas empresas tentarão gerenciar seus estoques através de planilhas e fórmulas do Excel. No entanto, uma vez que seu negócio começa a crescer, confiar em planilhas do Excel para gerenciamento de estoque torna-se extremamente limitado.
Um sistema de gerenciamento de estoque que atualiza seus movimentos de estoque em todos os canais reduzirá significativamente seu risco de exagerar – e é isso que estamos almejando.
Self Storage como uma alternativa
Um dos grandes problemas enfrentados no processo de gerenciamento de estoque é a possibilidade de manipulação incorreta ou até mesmo desvio do estoque, que pode prejudicar o lucro da empresa, em que você pode entregar ou vender produtos que não estão mais em seu estoque.
Uma solução para esse problema é a locação de um espaço extra para armazenar o seu estoque, e para isso você vai precisar dos serviços de Self Storage, que lhe conferirá confiança e segurança para manter todo o seu estoque.
A gestão de custos é, de fato, um dos requisitos essenciais para o sucesso de qualquer projeto ou negócio. Quando se conhece o escopo do custo que o negócio pode suportar, fica muito mais fácil definir as metas e, consequentemente, trabalhar para isso.
Agora que você sabe que a gestão de custos, através da gestão de estoque inclusive, pode contribuir para o sucesso e o futuro do seu negócio, calcule quanto de espaço na sua empresa você pode aproveitar com a Calculadora de Espaço da Estoque Tudo.