Home » Trabalho » Planejamento e Controle de Estoque: como fazer e dicas de gestão

BLOG

planejamento e controle de estoque

Publicado em: 26 de dezembro de 2018

Categoria: Trabalho

Planejamento e Controle de Estoque: como fazer e dicas de gestão


Ficar atento ao planejamento e controle de estoque de uma empresa vai muito além de uma mera atividade operacional. Quando bem gerenciado, ele evita a falta ou o acúmulo de produtos, controla as finanças e organiza o espaço físico. Já quando é deixado de lado, pode impactar negativamente na margem de lucro do negócio (afinal, estoque parado é dinheiro parado).

Apesar de ser uma tarefa básica, nem sempre o controle de estoque é executado como deveria. Sendo assim, surgem as dores de cabeça: você acha que tem X unidades de um determinado produto, quando na realidade só tem Y. Isso pode acarretar não só em prejuízo, mas também no comprometimento de desempenho de toda a sua operação logística.

Você quer saber como organizar o estoque da sua empresa? Então, este conteúdo é para você! Siga conosco e saiba como realizar um bom planejamento e controle de estoque da sua empresa.

O que é planejamento e controle de estoque

E do que se trata exatamente o controle de estoque? O controle de estoque, como o próprio nome diz, serve para informar a quantidade disponível de cada item do estoque. Dessa maneira, é possível controlar toda a movimentação de produtos e matérias primas.

O planejamento do estoque é fundamental em qualquer tipo de empresa (pequena, grande, indústria ou e-commerce), pois deixar faltar ou dispor de produtos em excesso pode virar um grande problema para o funcionamento de uma companhia, comprometer a satisfação dos clientes e gerar um rombo no bolso do empresário.

Vantagens do controle de estoque

Qualquer bom empreendedor sabe disso: é preciso buscar maneiras de atender às necessidades dos clientes para que eles estejam sempre satisfeitos com sua empresa. E o controle de estoque é uma ferramenta fundamental para isso, pois garante que você saiba exatamente o que e quando comprar para não deixar os seus clientes na mão.

Enquanto a satisfação do consumidor está relacionada à falta de produtos, ter produtos demais, por sua vez, pode causar grandes prejuízos às finanças da empresa. Quanto melhor for o planejamento e controle de estoque, menores são as chances de que itens desnecessários sejam comprados.

Além disso, este tipo de controle também garante que as mercadorias vendidas sejam entregues na data certa. Já imaginou fechar um pedido e só depois perceber que a sua loja não tem o produto disponível?

Como fazer o controle de estoque

A primeira coisa a ser levada em consideração na montagem do estoque é ter um espaço exclusivo para os produtos. A depender do volume dos itens que serão guardados, a empresa pode usar uma sala vazia, galpões, prateleiras, armários ou um self storage.

Há algumas formas de sistematizar o controle de estoque e uma delas é a PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai), uma estratégia utilizada para controlar o estoque a partir de uma ordem cronológica, em que os produtos que estão a mais tempo armazenados têm prioridade para sair.

Também existe a UEPS (Última a Entrar e a Primeira a Sair), que se baseia no preço do último lote armazenado. Outra técnica bastante comum é a Média Ponderada, que faz o controle do estoque a partir do valor médio das mercadorias estocadas.

Quer receber mais conteúdos como este?

loading...

Principais erros do controle de estoque

Como citamos acima, tanto mercadorias em excesso quanto a falta de produtos apontam um problema no controle de estoque. Se uma empresa trabalha com alimentos, por exemplo, o processo de compra precisa ser ainda mais certeiro, pois esse tipo de produto é perecível e pode acabar estragando se armazenado por muito tempo.

Verificar o estoque levando em conta somente os valores nele aplicados e esquecer variáveis como a rotatividade também é um erro comum. Exemplo: Há R$ 500 do item A em estoque e R$ 3 mil do item B. No momento da compra, se o responsável repõe o item A e deixa o item B para o próximo mês, ao chegar a metade do mês, o item B chegou ao fim e o item A ainda tem o estoque antigo.

Dicas de gestão de estoque físico

A organização do espaço físico é o primeiro passo para um processo eficiente de planejamento e controle de estoque, de forma a permitir melhores condições de acesso, armazenamento, visualização e controle dos itens.

Quer receber mais conteúdos como este?

loading...

É fundamental que cada produto esteja devidamente catalogado e localizado em lugares específicos. Divida-os em categorias e procure criar descrições para cada uma deles. Dessa forma, padroniza-se a forma como é estabelecida a organização e erros ou registros duplicados são evitados.

Além disso, a arrumação do espaço físico dos produtos do estoque assegura que os funcionários encontrem as mercadorias de maneira mais fácil, otimizando o tempo e evitando gastos desnecessários.

Ter todas as informações e características dos produtos é inútil se não for possível encontrá-los com rapidez e agilidade. Organizá-los ajuda a utilizar melhor o espaço e identificar erros eventuais.

Contrate um self storage e facilite o controle do seu estoque

O self storage é um sistema que permite o aluguel de um espaço privativo e temporário, no tamanho adequado, para o armazenamento de itens pessoais ou de sua empresa, apenas pelo tempo necessário e sem burocracia. A vantagem de usar o self storage para guardar o estoque é que o acesso pode ser feito 24 horas por dia e 7 dias na semana. Apenas pessoas devidamente autorizadas podem ter acesso, logo é possível ter o controle de quem esteve com os produtos.

Além da possibilidade de maior controle, o self storage é uma boa alternativa por ser um lugar seguro, limpo e vigiado constantemente para garantir que toda a matéria prima estará bem guardada e protegida. Sem precisar investir em mais equipamentos e mão de obra, o self storage é a alternativa mais econômica e inteligente para lojistas e empresários que desejam organizar o estoque de maneira simples, evitando dores de cabeça.

Essas dicas tornam o planejamento e controle de estoque tarefas muito mais práticas, de maneira a prevenir problemas e tornar a empresa muito mais controlada e bem sucedida. 

Agora que você já sabe como fazer o planejamento e controle de estoque da sua empresa, e que um self storage é uma excelente alternativa para o seu negócio, saiba mais sobre como funciona um Self Storage.


< voltar
Busca Clientes
x

Your AWESOME Popup Title

Cadastre-se e ganhe o primeiro mês de

aluguel de um box por metade do preço.

[text* your-name class:form-promo_input placeholder "Nome*"]
[email* your-email class:form-promo_input placeholder "Email*"]
[text* telefone class:form-promo_input placeholder "Telefone*"]
[submit class:form-promo_btn "Enviar >>"]