Home » Trabalho » Sistema de Controle de Estoque: aprenda como organizar melhor a sua empresa

BLOG

sistema de controle de estoque

Publicado em: 23 de janeiro de 2019

Categoria: Trabalho

Sistema de Controle de Estoque: aprenda como organizar melhor a sua empresa


Estar atento ao controle de estoque de sua empresa vai muito além de uma mera atividade operacional e rotineira. Gerenciar bem o estoque evita a falta ou o acúmulo de itens, o que ajuda não só a controlar as finanças, como também o espaço físico.

Quando negligenciado, no entanto, pode impactar negativamente nos lucros da empresa: estoque parado é dinheiro que não sai do lugar.

Sendo assim, o sistema de controle de estoque serve para informar a quantidade disponível de cada item armazenado. Dessa maneira, é possível controlar toda a movimentação de produtos e matérias primas.

Esse tipo de planejamento é fundamental, já que a falta ou a sobra de produtos podem virar uma grande pedra no sapato para o funcionamento de uma empresa, além de comprometer a satisfação dos clientes e gerar um rombo no bolso do empresário.

Vantagens da utilização de um sistema de controle de estoque

Controle simultâneo e total

No dia a dia de uma empresa, as decisões precisam ser tomadas de maneira eficiente e se o gestor contar com informações e dados atualizados, ampliará o controle sobre o armazenamento e a circulação de produtos.

Redução da quantidade de erros

Um controle de estoque mais rígido evita erros como a perda de uma venda porque um produto está em falta. Informações de entrada e saída de mercadorias devem estar sempre dentro do seu radar.

Processos integrados

Dentro de um processo de gestão da empresa, um sistema de controle de estoque é ainda mais importante se integrado a todos os setores da companhia. Trata-se da automatização dessa área com todas as outras.

Estabelecimento de políticas de estoque

Faça um exercício e imagine a quantidade de tempo que você precisaria identificar, manualmente, que um determinado produto atingiu o estoque mínimo. E na hora de planejar as compras?

Levando isso e consideração, faz toda a diferença ter de forma clara relatórios completos com dados e informações sobre os itens de maior e menor saída. O sistema de estoque ajuda você a ter esse controle.

Como escolher um sistema de controle de estoque

Conheça suas necessidades

Se você não precisar de todos os recursos que um sistema de controle de estoque pode oferecer, não contrate a solução mais completa. Tudo vai depender da sua necessidade e pagar por algo desnecessário não é uma boa ideia.

Quer receber mais conteúdos como este?

loading...

Pesquise no mercado

Depois de conhecer suas necessidades, procure pesquisar um sistema de controle de estoque que atenda exatamente aquilo que sua empresa demanda. Assim como você deve prestar um serviço de qualidade e atendimento personalizado ao seu cliente, é importante que você também receba uma solução assim.

Priorize sistemas fáceis de usar no dia a dia

Procure dar preferência a sistemas fáceis de serem usados ao longo da rotina e que sejam rápidos e intuitivos. É importante ter a garantia de que, caso aconteça qualquer problema, você tenha uma equipe de suporte ágil e eficiente.

Exemplos de sistema de controle de estoque

ERP

O ERP, também conhecido como Sistema de Gestão Empresarial, é uma ferramenta que se tornou muito popular entre as empresas, pois é capaz de integrar todos os setores e otimizar o fluxo de informações.

Kanban

Também chamado de gestão visual, este é um método que utiliza sinalizações visuais para otimizar os fluxos de trabalho e garantir maior produtividade das equipes.

Quer receber mais conteúdos como este?

loading...

Ciclo PDCA

O ciclo PDCA consiste em analisar determinado processo e aplicar as fases: planejar (Plan);  fazer (Do); checar (Check) e agir ou ajustar (Act ou Adjust).

PEPS

O Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai (PEPS) é um sistema que se baseia na ideia de que os produtos que chegaram primeiro ao estoque devem ser vendidos primeiro, enquanto os mais recentes vão para o final da fila.

UEPS

Ao contrário do sistema PEPS, no método Último a Entrar é o Primeiro a Sair (UEPS), os produtos mais recentes são os primeiros a serem vendidos.

O nosso artigo foi útil? Agora que você já sabe a importância de utilizar um sistema de controle de estoque para gerenciar suas mercadorias, saiba mais sobre como funciona um Self Storage.


< voltar
Busca Clientes
x

Your AWESOME Popup Title

Cadastre-se e ganhe o primeiro mês de

aluguel de um box por metade do preço.

[text* your-name class:form-promo_input placeholder "Nome*"]
[email* your-email class:form-promo_input placeholder "Email*"]
[text* telefone class:form-promo_input placeholder "Telefone*"]
[submit class:form-promo_btn "Enviar >>"]