Home » Trabalho » Estruturas de Armazenagem: Confira o que você precisa saber!

BLOG

Publicado em: 15 de abril de 2019

Categoria: Trabalho

Estruturas de Armazenagem: Confira o que você precisa saber!


Aumentar os lucros de uma empresa depende de inúmeros fatores. Entre os principais, podemos ressaltar o nível de produtividade da equipe, uma logística bem elaborada e apropriada ao modelo de negócio e a otimização do espaço, mais especificamente as estruturas de armazenagem.

Para se certificar de que todas essas variáveis estão alinhadas em favor da sua companhia, é crucial avaliar se as decisões tomadas quanto ao armazenamento são as mais indicadas. Portanto, continue acompanhando este post e entenda mais sobre o assunto!

O que são estruturas de armazenagem?

O uso do espaço dentro do depósito ou galpão da sua empresa deve ser estratégico. Para isso, é preciso considerar o tamanho dos itens a serem armazenados, o volume de materiais e outras particularidades para que o modelo adequado de armazenagem seja adotado. Em suma, se trata da junção da funcionalidade com a organização interna.

Qual a importância das estruturas de armazenagem e por que ela é necessária?

Como dissemos inicialmente, a armazenagem correta possui um papel importantíssimo na lucratividade de um negócio. Isso porque o modo como os materiais são guardados e embalados influenciam diretamente na redução de custos corporativos.

Uma armazenagem eficiente é fundamental para que os processos empresariais ocorram de forma fluida e possam atender às exigências do mercado.

Quais são os tipos de estratégias de armazenagem?

Estratégias de forma e lugar

As estratégias de forma consistem em um sistema que busca organizar em um mesmo espaço peças e outros recursos que são utilizados na criação de um único produto. Já as de lugar, os itens são organizados a partir do tipo de locomoção de um ponto ao outro que cada peça ou produto envolve.

Estratégia de tempo e posse

Essas duas estratégias estão ligadas uma à outra. Nas táticas de armazenagem por tempo, os especialistas buscam melhorar o tempo dos processos industriais da empresa. Feito isso, cada peça ou item é ordenado de acordo como tempo gasto em sua produção.

Quais são os tipos de estruturas de armazenagem?

Estrutura porta-paletes

Em seu modelo mais conhecido, essa estrutura é aquela em que todos os itens estão dispostos em estantes, podendo ser acessados de maneira aleatória, sem que nenhuma parte da estante seja removida.

É uma estrutura comumente encontrada em supermercados e grandes lojas com corredores estreitos.

Estrutura drive-through

Um modelo com boa capacidade de armazenamento, essa estrutura elimina a necessidade de espaço entre as prateleiras. Contudo, para que tudo funcione de modo eficiente, aqui, o item que entra primeiro deve sair primeiro — sistema FIFO (First In, First Out).

Quer receber mais conteúdos como este?

loading...

Então, há um corredor para a entrada dos produtos e outro para a saída, sendo que um se localiza na parte da frente e o outro na parte de trás.

Estrutura dinâmica

Sua principal característica está na rotação automática do estoque, o que facilita o uso do sistema FIFO, citado acima. Desse modo, o palete é posicionado em uma das extremidades do túnel e desliza até a outra por meio de uma pista de roletes.

Quer receber mais conteúdos como este?

loading...

É uma estrutura que necessita apenas de dois corredores, mas que concentra uma grande quantidade de carga, sendo bastante utilizada no ramo de produtos alimentícios.

Estrutura em carrossel

Podemos definir essa estrutura como um conjunto de estantes que formam prateleiras e deslizam no sentido horizontal até as estações de trabalho.

Esse sistema possibilita o armazenamento de inúmeros materiais, portanto, costuma ser adotado por organizações de diversos segmentos. São de fácil instalação e, por isso, contribuem para a redução de custos devido à substituição das máquinas e equipamentos de transporte desses materiais.

Qual é o papel das estruturas de armazenagem para a curva ABC?

Primeiramente, a curva ABC é o termo usado para classificar tudo o que envolve o controle de cada item em um sistema de armazenagem. As peças de maior prioridade, isto é, as que possuem maior demanda, recebem a classificação A. Já as de importância intermediária, recebem a letra B. Por fim, os itens de menor saída são classificados com a letra C.

Assim, podemos dizer que a curva ABC é indispensável à qualquer estrutura de armazenagem, pois facilita a disposição dos materiais e o controle de estoque.

Esses foram os principais conceitos sobre estruturas de armazenagem. Como você deve imaginar, o assunto não acaba por aqui, entretanto, tudo o que lhe foi mostrado até então já é o suficiente para começar a implementar novas estratégias de armazenamento em sua empresa para melhorar os processos e aumentar a lucratividade.

Gostou do nosso artigo sobre estruturas de armazenagem? Se você estiver precisando de um lugar para armazenar o estoque da sua empresa, entre em contato conosco e solicite um orçamento!


< voltar
Busca Clientes
x

Your AWESOME Popup Title

Cadastre-se e ganhe o primeiro mês de

aluguel de um box por metade do preço.

[text* your-name class:form-promo_input placeholder "Nome*"]
[email* your-email class:form-promo_input placeholder "Email*"]
[text* telefone class:form-promo_input placeholder "Telefone*"]
[submit class:form-promo_btn "Enviar >>"]