Home » Trabalho » Administração de Estoque: entenda o que é por que fazer

BLOG

Publicado em: 25 de fevereiro de 2019

Categoria: Trabalho

Administração de Estoque: entenda o que é por que fazer


Todo negócio é, de certo modo, um mercado que existe para atender o consumidor final. Conseguir satisfazer os clientes requer um planejamento eficiente dos processos e das estratégias empresariais. Para as marcas que trabalham com a venda de produtos, uma das mais importantes — porém, frequentemente negligenciada — é a administração de estoque.

No conteúdo de hoje você verá do que isso se trata, quais são seus objetivos dentro da organização e qual a importância de realizá-la eficientemente. Continue acompanhando!

O que é administração de estoque?

Como você ja deve saber, o estoque é montado para acumular os recursos necessários ao funcionamento da empresa e de suas operações. Já a administração de estoque se refere ao controle e vistoria realizado pelos gestores da organização.

Um estoque armazenado de forma “saudável” varia de acordo com o tipo de negócio; uma gestão mal feita pode se tornar um fator prejudicial.

Qual é a importância da administração de estoque?

Um controle de estoque eficiente permite que os gestores possam acompanhar mais facilmente o giro das mercadorias e melhorar os processos de compras, reduzindo o preso sobre o capital da empresa. Sem isso, é praticamente impossível controlar o consumo médio de materiais, algo que geralmente resulta na compra excessiva de recursos e em danos no orçamento organizacional.

Quais são os objetivos da administração de estoque?

Atender o cliente

Todo negócio do ramo de comercialização de produtos sabe que os consumidores desejam entrar em suas lojas, efetuar a compra e já sair com o produto em mãos. Então, uma boa administração de estoque precisa garantir o número ideal de mercadoria armazenada para atender a demanda, que também já deve ser conhecida.

Evitar perda de produtos

Outro ponto importante é evitar a perda de materiais, como furtos ou deterioração. Prazos de validade vencidos ou o sumiço de pequenas mercadorias podem parecer acontecimentos banais, mas causam um grande rombo no capital da empresa. Dessa forma, a administração de de estoque eficiente serve para acompanhar de perto as condições de armazenamento e a quantidade de recursos acumulados.

Utilizar menor estrutura

Estruturas reduzidas geram despesas menores. Contudo, não basta diminuir a estrutura física do dia para a noite; é preciso analisar a demanda e os hábitos dos clientes e, assim, aplicar a redução do estoque de forma saudável e sem afetar o atendimento e outras operações. Conseguir fazer isso competentemente é responsabilidade dos gestores.

Negociar com fornecedores

Uma boa administração de estoque possibilita firmar acordos com os fornecedores. Melhores condições comerciais costumam ser oferecidas para compradores assíduos e que fazem bons pedidos. Ao fazer a administração do espaço físico e da demanda, a empresa poderá se beneficiar com alguma dessas negociações.

Quer receber mais conteúdos como este?

loading...

Evitar perda de dinheiro

Mais um grande objetivo da administração de estoque é evitar o prejuízo no capital institucional. Mercadorias, materiais e outros recursos que estão parados, foram perdidos ou estragaram representam dinheiro jogado fora. Portanto, busque adotar um sistema de gestão de estoque que viabilize um maior controle das compras e vendas de todos os produtos e a manutenção de um estoque saudável.

Por que fazer a administração de estoque da empresa?

Atender às demandas de forma constante

A procura por produtos e serviços específicos varia conforme o período do ano. A venda de roupas compridas tende a aumentar durante o inverno e diminuir nas estações mais quentes, por exemplo. Um estoque bem administrado possibilitará que a sua empresa consiga cumprir as exigências do mercado em cada um desses momentos. Para isso, é necessário criar um sistema de inventário baseado nas demandas reais e previstas.

Quer receber mais conteúdos como este?

loading...

Continuidade das operações

O controle de estoque também ajuda na continuidade dos processos de produção do negócio, isto é, executar as operações sem empecilhos. Se a sua marca depende de determinada matéria-prima para confeccionar seus produtos, o ideal é montar um estoque com a quantidade necessária desses recursos para que os procedimentos sigam sem imprevistos.

Economia nas operações

Um gerenciamento eficiente dos estoques permite o corte de custos empresariais. Em épocas de festas, por exemplo, há um aumento na demanda por certos produtos, como o chocolate na Páscoa ou brinquedos no Dia das Crianças. Com uma administração eficiente, os gestores conseguem prever esse períodos e, assim, pedir tais mercadorias com antecedência e por um melhor custo-benefício.

Uma administração de estoque competente contribui para o melhor funcionamento dos negócios, aumento dos ganhos e redução de custos. Portanto, não deixe de elaborar estratégias de gestão do armazenamento de mercadorias do seu negócio. Seu lucro ou prejuízo pode ser muito bem o resultado de uma administração eficaz ou incompetente.

Agora que você já sabe a importância da administração de estoque para o seu negócio, confira as vantagens de usar o self storage para o armazenamento do estoque de loja virtual!


< voltar
Busca Clientes
x

Your AWESOME Popup Title

Cadastre-se e ganhe o primeiro mês de

aluguel de um box por metade do preço.

[text* your-name class:form-promo_input placeholder "Nome*"]
[email* your-email class:form-promo_input placeholder "Email*"]
[text* telefone class:form-promo_input placeholder "Telefone*"]
[submit class:form-promo_btn "Enviar >>"]